segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Liberalismo em Prosa e Verso



     O liberalismo possuiu muitas facetas e assimilou-se à uma faca de dois gumes. Do ponto de vista histórico é ambíguo e contradizente, pois ao mesmo tempo em que avança... freia; almeja revolução, mas impõe restrição. Pois as mudanças são até certo ponto... vindo depois a conveniente estatização e o monopólio. "Liberté, egualité e fraternité", exclama o burguês! E o camponês ingênuo, cai no conto do vicário; pois estes ideais são só para a elite e para mais ninguém. Temos, além disso, a perspectiva de um liberalismo ideológico e atemporal: o liberalismo nascente do Humanismo, onde o inconsciente coletivo se cansa do coletivismo esmagador e aniquilador do individualismo. O povo bufa com raiva só de recordar do teocentrismo medieval que o encurralou. E assim, o liberalismo é tudo em todos, desaguando em todas as áreas inimagináveis da existência. De certo, um estilo de vida. Daí vem a colocação popular: "Fulano é liberal!"   E se dá vasão à individualidade, sem ferir (pelo menos no papel), as coletividades.
#Prosador

Gostou? Curta a pág no facebook: "Entre Prosas&Poemas" e leia outros textos.

Imagem disponível em:
<https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2014/01/22/curiosidades-sobre-a-revolucao-francesa/>
Acesso: Outubro, 2017.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O Novo Éden



    O Éden, além de um jardim físico com uma grande diversidade de árvores e animais, representava a perfeição e os ideais originais de Deus na criação do cosmos. A principal marca do Éden era o relacionamento de Adão e Eva com o Verbo Vivo. A criação do ser humano já demonstrou esse objetivo do Divino, onde Ele esculpiu detalhadamente o homem (pelo menos no meu ver) e soprou fôlego de vida em suas narinas. Como Ele soprou ou se esta expressão era simbólica para facilitar a compreensão sobre a natureza de Deus, não nos interessa agora. Mas sim o fato de que o Eterno partilhou algo com o homem e que não havia partilhado com os animais: o seu Espírito. O homem ganhou um espírito que é eterno. Ele sempre irá existir; seja no corpo ou fora do corpo, no céu ou no inferno... a vida é eterna. Assim  entendemos que o homem é a imagem da semelhença de Deus. O que não se diz o mesmo dos animais, embora eles tenham alma e vida, mas não possuem a capacidade e complexidade de exercer a razão do homem, mas agem por extinto. E a Bíblia narra o relacionamento do homem com o Criador, aonde havia uma relação de confiança entre ambos, por meio do jardim:

"Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”
(Gênesis, 2:19 ao 23 - Nvi).

      Deus trouxe os animais para Adão nomear. Antigamente eu não me atentava para este detalhe e só o enxergava como um simplório dever em que Adão foi encarregado. Mas na verdade isso fez parte da relação entre eles, assim como um pai confia em seu filho que o sucede nos negócios, ou quando um amigo confia no outro para emprestar seu carro. Não era uma relação de formalismos, burocracias ou cheia de regras, afinal era o Éden pré-queda. Então o antigo Éden era o relacionamento de Adão a base de confiança e intimidade com o Eu Sou. Após a queda, a maior consequência tornou-se o relacionamento estremecido com o Deus e a morte física. O Éden se extinguiu; o Éden interior da confiança e da intimidade. O maior estrago foi o homem distante do Divino e da natureza corrompida que o distanciou dEle.

Mas Jesus Cristo na cruz, sendo Deus encarnado e crucificado, foi a representação do ressurgimento de um Novo Éden. E desta forma o homem voltou ao Éden interior, onde há relacionamento e confiança; liberdade e vivacidade. O efeito da lei que era como uma tutora e também o efeito do pecado, foram aniquilados. Embora ele continue até o fim desta vida latente em nós. Parte da lei foi sepultada em Cristo, pois eram sombras do que já veio (Hb 10) e agora seguimos Cristo e não rituais.  Não seguimos cegamente à um manual de regras, mas o exemplo e o legado: o Verbo vivo que viveu entre nós; a Luz que ilumina os homens e que habita neles. A lei é relativizada quando não aponta para O Caminho, À Verdade e À Vida. Ela deve ser trazida à liberdade (Tg 1:25), tornando-se a Palavra de Deus e que não tem a ver com leitura de letras que matam, mas com o entendimento das verdades exprimidas pelas letras, sob a ótica do Espírito de Cristo. "As minhas palavras são Espírito e vida", disse a Consciência Suprema. E assim somos cartas vivas que exclamam a todos: "me leiam, me leiam!". Desta forma, não se odeia todos os inimigos com ódio implacável, como demonstra o Salmo 139 em seu final, nem sacrifíca-se bodes ou ovelhas (tadinhos). Mas se retribui o mal com o bem e abandona-se o "olho por olho e dente por dente", pisando desta forma na cabeça da Serpente.
#Prosador

Gostou? Curta a pag Entre Prosas&Poemas no Facebook, e leia outros textos.

Imagem disponível em :
<http://gapcommunity.com/monday-matters-voices/>
Acesso: Outubro, 2017.

domingo, 22 de outubro de 2017

O Nazareno Loko da Revolução

     




"Sem a fantasia do Jesus bonzinho
Sigo o nazareno loko da revolução
Não o santo, barba feita, cabelo lisinho
Curto aquele acusado como beberrão
Que sem drink lá na festa fez da água, vinho
Sou mais esse que jantou na casa do ladrão
Que abriu mão de ser o primeiro pra reinar sozinho" 
-Kivitz, "O Último Cristão".

Esta é uma bela reflexão. Muitas vezes, hoje em dia, Jesus é retratado pelos filmes de Hollywood como o Jesus bonzinho, sem graça e loiro de olhos azuis. A religião também pinta e borda um Jesus de acordo com o pretexto. O velho de barba branca com um raio na mão, ou de repente um cara muito sério e que só pensa na obrigação da obra e do ativismo religioso, um Jesus patrão. Ou de repente, para os mais libertinos, um Jesus bonachão, que ri de tudo e deixa tudo rolar até o chão.  Que deixa o pecador se afundar no pecado. Mas o mergulho no Evangelho, sem as lentes da religião e dos dogmas religiosos, vão mostrar um Jesus nazareno loko da revolução; que é escândalo para a sociedade judaica. Que bebia vinho, andava com publicanos e pecadores e era acompanhado e amado por uma penca de mulheres. Falou sozinho com a mulher samaritana no poço na hora mais quente do dia. Atendeu à mulher cananeia em seu pedido, defendeu a mulher que beijou seus pés e o ungiu. Impediu uma adúltera de sofrer inquisição. Deu voz a quem não tinha, naquela sociedade machista, inclusive às crianças. Chamou os fariseus de serpentes, raça de víboras, sepulcros caiados e hipócritas e de quebra dava rolê no sábado. Era Senhor sobre enfermidade, vida e morte;  perdoava pecados. Multiplicava o rango pra galera comer, era um Jesus do povo e de cada um. Esse Jesus não era fácil de engolir era um Jesus da guerra e da paz, proferia muitos "ais", e não negociava o Reino com a tradição inconsistente do velho sistema. Calou os peritos na lei com perguntas macabras, advertiu seus discípulos, enfrentou  Satã no deserto, transfornou a água no melhor vinho; esse Jesus ai não era nenhum banana. Foi traído e não recuou, foi um Jesus que sendo macho, chorou! Foi de todo mundo, mas ao mesmo tempo de ninguém. Teve medo e não recuou, foi crucificado e ressuscitou, dando vida a todo o que o aceitou e não se escandalizou. 
"...e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.
(Mateus 11:6 -Nvi).

#Prosador 


Gostou? Curta a pag no Facebook: "Entre Prosas&Poemas" e leia outros textos.

Imagem retirada em:
<https://jlandrioli.blogspot.com.br/2012/08/jesus-em-um-culto-de-uma-igreja.html?m=1>
Acesso: Outubro, 2017.



sábado, 21 de outubro de 2017

A Cruz Pré-Universo



Não há abismos, nem alturas e profundidades, nem qualquer barreira de mérito ou fracasso que nos separe do amor e da graça de Cristo; ela se revelou maior do que os pecados do mundo. Antes que o mundo se chamasse mundo o Cordeiro foi imolado para que tudo fosse criado. Ele é; não foi e nem será, apenas é, pois é o Eterno e não se prende a tempo ou espaço. Viva tão somente com eterna gratidão pela cruz, pois isso alegra ao Eterno.
#Prosador

Gostou? Curta a pag no Facebook "Entre Prosas&Poemas" e leia outros textos.

Imagem retirada em:
<https://cbrmaringa.wordpress.com/2012/07/11/cruz_antes_da_fundacao_do_mundo/>
Acesso: Outubro, 2017.

Dose de esperança em meio ao caos

A atual sociedade situada nessa infeliz crise, tem sofrido consequências. O desemprego já está visível, isso é incontestável; porém, o que não se enxerga por trás dos holofotes do cotidiano, são as almas. Almas sobrecarregadas de cansaço, trabalhos excessivos devido ao corte de funcionários e por isso elas são incumbidas de assumir funções maiores e fora de suas obrigações. Isso gera, no caso dos trabalhos manuais, problemas que surgem a longo prazo, resultam de movimentos repetitivos. Além disto, há os estresses psicológicos pela maior tarefa acumulada e danos emocionais surgem também. Com o tempo as pessoas se sobrecarregarão e sabe-se lá Deus o que acontecerá a elas. MAS, não quero aqui dar desesperanças mais do que já temos; como escrevo a uma página com um grande público cristão, quero conscientizá-los a orar por isso e a trazer en sua mente a memória daquilo que te dá esperança. De que os tempos mudam, pessoas mudam e no fim de toda crise há crescimento e maturidade adquirida ... e um Deus que independente do cenário continua nos ensinando a como viver em abundância existencial e nos trazendo a paz que as circunstâncias não nos podem trazer.  Olhe para a flor e não somente para o chão seco e rachado.
#Prosador

Gostou? Curta a Pag "Entre Prosas&Poemas" no Facebook e leia outros textos. 

Imagem disponível em:
<http://onortao.com.br/noticias/esperanca-em-meio-ao-sofrimento,98912.php >
Acesso: Setembro, 2017.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Como Você lê as Escrituras?

   

"Certa ocasião, um perito na lei levantou-se   para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?” “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?”
Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”. Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.
(Lucas, 10: 25 à 28 -Nvi)

  O trecho acima, relata uma conversa muito interessante entre Jesus e este perito na lei. Ele pergunta uma questão importante a Jesus e em vez de responder, Jesus faz uma pergunta: "O que está escrito na lei e como você a lê?"  Jesus poderia facilmente responder a questão, porém, quis ouvir sobre como aquele perito interpretava a lei. A grande lição que podemos extrair deste texto é a autonomia ao lermos a Bíblia. Outro exemplo está em Atos 17:11, nos famosos cristãos de Bereia, que examinavam as Escrituras para conferirem se o que Paulo, o grande apóstolo, dizia, era verdade mesmo. E por isso Lucas diz que eles eram mais nobres.

"Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo."
(Atos, 17:10 e 11 -Nvi).

     Ora, muitos usam do jargão de que estão apenas "falando da Palavra de Deus". E eu digo que é verdade; mas a partir do momento que eu ou qualquer outra pessoa leia a Bíblia e explique o que leu... ela está lendo a Palavra de Deus segundo a sua ótica, segundo a sua subjetividade e experiências de vida; o que torna o pregador parcial. Não há imparcialidade no homem, seja quem ele for, e os bereianos entenderam isso. Todos concordamos nos fundamentos básicos, como o fato de Jesus ser Senhor, Filho de Deus, sobre a graça de Deus e por ai vai. Estas coisas estão explícitas na Bíblia; mas a aplicação destes princípios na nossa vida e a forma como vemos outras questões que não estão claras na Bíblia, ou que estão, mas são vistas de diferentes formas, devem ser analisadas e cada um deve ter convicção do que crê; pois afinal, não é o pastor que vai viver por você, caro leitor, mas você é quem vive o Evangelho e precisa ter o seu próprio ver de quem é Ele. A Bíblia em si, pode ser usada para defender qualquer ponto de vista e fazer inúmeras aplicações. Posso ler textos de um pressuposto e montar uma teologia sistemática, posso defender um sistema econômico ou político pelo Velho Testamento, como uma monarquia ou uma república e uma serie de coisas. Por isso, o Espírito Santo e o relacionamento são fundamentais para a nossa vida em Deus. Ele sabe falar com cada um da forma que cada um entenda, assim, conhecimento de Deus (Os 6:3) tem a ver com relacionamento.

Lutero foi a voz da Reforma Protestante que defendeu a livre interpretação das Escrituras e o fim do monopólio revelacional dos papas. Porém, com o decorrer dela na Europa e o surgimento de várias vertentes, brigas e intolerância pelas divergências, o monopólio continuou de forma mais sutil. Hoje, temos várias denominações evangélicas e confissões de fé padronizadas; pastores que arrogam-se detentores da revelação de Deus e do conhecimento bíblico e que depositam fé em suas doutrinas denominacionais.  Isto vem do ser humano, arrogante e parcial por natureza. Mas o problema está quando a discordância é intolerada e beiramos algum totalitarismo religioso. E não há necessidade de sermos doutorados em teologia para conhecermos a Deus, pois a revelação de Deus vem pelo nosso relacionamento com Ele; pelo que vemos na Bíblia, usando Jesus e o que experienciamos nEle como lentes para isto. E nem por isso deixaremos de ser subjetivos. Mas será a sua subjetivdade, afinal é você que vai viver a sua vida com Deus.
#Prosador   

Gostou? Curta a pag no Facebook "Entre Prosas&Poemas" e leia outros textos. 

Imagem retirada em:
<https://www.pexels.com/photo/antique-book-hand-knowledge-207681/>
Acesso: Outubro, 2017.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A Dialética da Vida


   
 
 A dialética de Hegel pode ser "resumida" no seguinte esquema simplista: Tese; Antítese e Síntese. Um triângulo é usado como um excelente esquema. Mas não quero, meramente, esboçar um conceito filosófico sem elucidar algum sentido a esta ideia através de exemplos práticos e empíricos no cotidiano. Uma tese representa um pensamento ou uma forma como enxergamos alguma verdade ou fato; ampliando para outro contexto, seria um estilo de vida como consequência desta visão de um fato. Como somos seres humanos subjetivos e diversificados em nossa forma de pensar, de acordo com a cultura, criação e particularidades que herdamos, sempre teremos visões diversas e até contradizentes, ou pelo menos, aparentemente contradizentes.  Por isso, a antítese é esta contradição da ideia anterior de uma pessoa ou qualquer sistema ideológico, baseado em verdades ou pseudoverdades. O que Hegel explana em sua teoria é que a síntese é resultado de um confronto entre essas ideias opostas e que irá gerar um novo resultado e cosmovisão de mundo. Sendo algo muito presente e importante na realidade humana. Vou citar alguns exemplos práticos através desta minha ilustração:

     "Ah, a dialética hegeliana.  O debate de ideias, discussão gerando mais discussão; algumas pacíficas e humanizadas, outras... agressivas e retardatárias.

Porventura, quem seria:
O Super Homem sem Lex Luthor, Batman sem  Coringa; Rocky Balboa sem Apollo Creed, Capitalismo sem Socialismo, ou Liberal sem  Conservador; Ateu sem um Cristão?

Quem seria Armínio sem Calvino, ou o acróstico e a sistematização do calvinismo, sem o arminianismo; Lutero e a Reforma, sem a Igreja Católica, ou a Contrarreforma sem a Reforma?

Quem seria Son Goku sem Freeza e Majin Boo; Vegeta sem Goku; ou no futebol:  Brasil sem a Argentina, Palmeiras sem Corinthians? Nestlé sem a Garoto, ou Vanish sem Omo?"

    Assim, os confrontos e a dialética (debate de ideias), gera amadurecimento e crescimento entre nós. Nós somos, em parte, produtos de uma intensa dialética desde o começo do mundo. Os embates e as crises da vida geram crescimento e fortalecimento a quem não se curva diante delas e continua caminhando. Os nossos adversários, sejam lá quem ou o que forem, são nossos professores na vida; aprendemos com eles, nem que seja a como perder. Aprendemos a aprofundar nossas convicções e habilidades com os que pensam de forma divergente de nós, e assim a vida segue e florescemos conscientes de que o "certo e errado, o bom e o mau, herói ou o vilão, o caos e a ordem"  se complementam, mesmo que não percebam. Porém, a síntese do hoje, acaba sendo a tese de amanhã, defrontando-se com uma antítese, sendo este um processo infinito.

#Prosador

Gostou? Curta a Pag no Facebook "Entre Prosas&Poemas" e leia outros textos.

Imagem retirada em:
<http://oridesmjr.blogspot.com.br/2013/09/conservador-e-liberal-liberal-e.html?m=1>
Acesso: Outubro, 2017.