Aprender a pensar é essencial; aprender a desaprender para aprender coisas novas... é imprescindível. Em reconstrução permanente!
quarta-feira, 25 de abril de 2018
O Que Posso Dizer Da Humanidade
O que posso dizer da humanidade?
É uma grande família futriquenta e cheia de vaidade; uma eterna família que vive entre amor e ódio.
O que direi da humanidade?
Ela é tão contradizente e cheia de emoções. Cheia de contrastes entre cores de pobreza e riqueza, bondade e maldade, maravilhas e baixarias.
Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, observando seus filhos briguentos e mimados, rebeldes e educados; enxerga a valsa viva de cores e sabores e o gosto amargo das guerras e holocaustos com pitadas da arte "Güernica" de Picasso.
O que dirá Ele da humanidade?
"São meus filhos", exclama entre lágrimas e sorrisos. Entre tristezas e alegrias. E apesar de toda guerra, ainda completa: "Ainda são meus filhos; sempre serão!"
"Certos irmãos não reconhecem seus outros irmãos; os da Europa desprezam os da África; os da Ásia vivem longe dos da América. E todos acreditam existir uma superioriade de sua raça", diz o Espírito que tudo vê.
"Alguns fingem não me conhecer; outros juram me ver, mas vivem matando o irmão em nome da sua religião; seja islâmico ou judeu, católico ou protestante, hindu ou espírita."
O que sentenciarei sobre a humanidade? Que sempre fomos, somos e seremos: humanos. No amor e no ódio, no labor e no ócio, no asco do ofício e na paixão da relação: somos uma só raça, quer se destruindo, quer se reconstruindo.
Quer malfadados por interesses egoístas, quer por puras intenções; desde o início de tudo, até o fim do mundo; desde agora e para sempre: humanos.
#Prosador
Imagem em:
<https://blogdosimao.blogosfera.uol.com.br/2015/03/03/assim-caminha-a-humanidade-2/?mobile>
Acesso: Abril, 2018.
Transexualismo: A Novidade Contemporânea
O que vou dizer aqui não é novidade pra ninguém que se interesse e busque sobre esse assunto na internet. Muito se tem falado ou mostrado na mídia sobre questões como ideologias de gênero e transexualidade, juntamente com o aumento da intolerância dos dois lados: tanto dos conservadores e/ou homofóbicos e transfóbicos, quanto dos próprios homossexuais e transexuais e feministas, como defesas às duras críticas e discriminações que recebem. Mas a questão que está soando como "novidade" é a transgenia.
Nunca antes, em gerações mais antigas na história, houve tanta capacidade cirúrgica e de transformação de um ser humano de um sexo para outro. E nunca houve tanta divulgação sobre essas questões. Pablo Vitar e seu sucesso é, em parte, consequência disto, ou seja, deste acirramento entre as ideologias que foram reprimidas e que agora compensam isto com um grande extravasamento. E algo muito curioso e chocante é o fato de que, segundo as estatísticas na internet, os brasileiros são líderes em assassinato e perseguição aos transexuais e travestis e, ao mesmo tempo, os que mais consomem pornografia transexual. Há um fenômeno psicológico nisto que envolve negação e projeção da raiva no que desperta tesão e excitação neles. Tentam se reafirmar e negar o que sentiram, agredindo o alvo de desejo deles, tentando negarem isto para si mesmos. E não me admiro que isto ocorra, pois os transexuais de hoje passam por altas definições cirúrgicas e tomam hormônios femininos e que os assemelha à mulheres. E na verdade... esta transformação exterior só foi um reflexo do interior. O indivíduo, em muitos casos, nasceu com uma alma presa em um corpo "estranho" para ele(a) e a ciência tem respaldado que muitos homens, nascem com tendências ou pulsões homoafetivas/femininas (e o mesmo com as mulheres, logicamente), embora haja os da ala conservadora que não aceitem esta questão por conta da ideologia religiosa que professam. Mas voltando a questão da sofisticação nas cirurgias, vejo que essa tecnologia certamente evoluirá para outras questões, tais como engenharia genética, e o ser humano um dia será "construído" e artificializado.
Os filmes e series, tal como Altered Carbon, mostram um esboço de coisas que estão sendo vislumbradas pela ciência. O que eu tenho a concluir é que a humanidade, em algumas questões, infelizmente tem trilhado um caminho "jihadista" de ambos os lados. Em qualquer tipo de ideologia: política, religiosa, econômica, sexual e etc. E o maior financiador do movimento LGBT é o movimento evangélico, assim como o capitalismo financiou o comunismo, através de sua crise no pós guerra (e pré) e houve uma onda de guerrilhas na Europa, depois da Revolução Russa. (Ps: não estou defendendo nenhum lado nesta história.) E assim como a tese gera uma antítese em qualquer área. Caso não haja uma conscientização na humanidade contemporânea sobre o direito da sua antítese, as disputas serão cada vez mais acirradas e o Estado Islâmico será brincandeira de criança, perto desse grande zoológico existencial.
#Prosador
Imagens em:
<http://www.ip.usp.br/portal/index.phpoption=com_content&view=article&id=2780%3Atransexualismo-nao-esta-associado-a-personalidade-psicotica&catid=46%3Ana-midia&Itemid=97&lang=pt>
Acesso: Abril, 2018.
sábado, 7 de abril de 2018
A Revolução Verdadeira
Quando somos jovens... somos movidos por ideais de revolucionar o mundo. Ser jovem significa ser arrastado pela vontade romântica de querer mudar o mundo. O espírito jovem é desta forma: exacerbado, ingênuo, movido pela adrenalina e cheio de sonhos. Mas o que é revolução e como fazê-la? A palavra "revolução", vinda do latim, teve sua origem na Astronomia e na Física. A História pegou emprestada esta palavra, em um diálogo entre o Rei da França, Luís XVI e O Duque de La Rochefoucauld-Liancourt, que está registrado da seguinte forma:
"– Senhor, marcham para a Bastilha – diz o Duque.
– É uma revolta? – demanda Luíz XVI, rei de um trono controverso e repleto de crises na conjuntura política e social.
– Não, senhor, é uma Revolução."
Desta forma, o uso da expressão revolução aqui, significou o seu termo original na Astronomia: um movimento constante e imparável; que seria o movimento da terra ao redor do sol. A conclusão a que chego é que se uma revolução tiver que ocorrer, será fruto de uma sincronicidade, e não de meia dúzia de gatos pingados de jovens que querem mudar o mundo por causa dos hormônios e da juventude romântica. O cosmos escolhe os revolucionários e as revoluções, assim como a lua assume determinada influência sobre as marés e um imã sobre os metais. Revolução é algo que acontece no momento em que o universo e o contexto nos escolhe, em consonância com nossa resposta a isto, e não quando ocorre o contrário. E quando acontece... ela é implacável e constante, até que as bases da sociedade no processo de revolução sejam trocadas, derrubadas pelas raízes e reconstruídas. Em qualquer esfera: seja na área política, religiosa, social, econômica e existencial. Caso o nosso desejo não esteja alinhado com o contexto histórico e as interligações do universo e tantos outros fatores sincrônicos... vamos nos frustrar pois estaremos "forçando a barra existencial". Sendo que o cosmos é quem diz: "É você e é agora!" Enquanto isso... resta-nos as mini-revoluções diárias do cotidiano sobre aprendermos com o outro e o ajudá-lo. Pois A Revolução somente se concretiza quando as mini-revoluções se amalgamam no meio coletivo-social e constroem esta torrente unida com o cosmos e origina a mudança revolucionária, semelhante à Revolução Francesa e a tantas outras.
#Prosador.
sábado, 31 de março de 2018
O Absurdo da Encarnação
Quantos já se perguntaram o impacto e a implicação da revelação que diz: "O Verbo se fez carne"? O Verbo é aquele que por meio de uma ação, diz: "haja luz", trazendo a existência à tona; ou seja, criou o(s) universo(s). Esta era, entre outras, a visão dos gregos: principal público alvo de João, o escritor do evangelho que leva seu nome. Quais as implicações de um DEUS se fazer humano? Deus é, por minha limitada e incompleta definição, o ser mais que eterno que gerou tudo o que existe dentro de si. A afirmação grega de que "nele vivemos, nos movemos e existimos" deve ser levada literalmente a séria. Não é somente uma poesia. Nada existe fora de Deus, pois Deus é a única essência que gera todas as outras à existência. Se todo o universo, ou multiversos, existem dentro dele... como Ele se limitou ao ponto de viver dentro de um planeta em uma galáxia, dentre as trilhões de galáxias, deste universo? É muito mais do que se reduzir; esta lógica era irreal para os gregos. Mas o fato é que Deus se encarnou em Jesus de Nazaré e, ao mesmo tempo que existia fora do espaço tempo, existia dentro da história e de baixo da finitude do espaço tempo. Loucura? Sim! Mentira? Não. Estas são as consequências de aceitar um fato advindo de Deus (aquele que não se explica, pois quem quer entendê-lo, faz dele um ídolo e o reduz a nada). Desta forma, a encarnação é o absurdo! Aquilo que transcende toda a razão e se aceita pelos olhos da fé; a fé carregada da certeza de que se sabe o que não se consegue compreender e explicar, mas é O Real. O que este Verbo veio fazer aqui? Veio mostrar sua essência na prática; veio destruir a barreira e o abismo da separação entre a humanidade e Ele; e entre o ser humano do próprio ser humano. Os manuais não davam certo, bem como a religião de ritos cotidianos e de sacrifícios de qualquer natureza. E quando Ele veio à terra, causou espanto nos que o idealizavam como um déspota e opressor. Queriam cultuar o deus das suas idealizações e projeções de poder e domínio sobre seu semelhante. Mas o Deus encarnado os horrorizou com sua conduta branda e de infinita empatia. O dono da existência virou servo dela e da humanidade; isto é escândalo e... Amor.
#Prosador
segunda-feira, 26 de março de 2018
O Espetáculo da Vida
Desde que nascemos... um mar de sensações nos bombardeiam. E de tal forma que começamos a chorar. Antes, o útero de nossas mães era tão quentinho e protegido, mas mesmo assim já ouvíamos as vozes dela e dos que estavam ao redor. Mas havia uma barreira entre os dois mundos; quando essa barreira desmorona, a existência diz: "Bem vindo ao mundo". E então o som das vozes das enfermeiras, o clima e a temperatura, juntamente com os incômodos iniciais do processo da vida, nos invadem. Então temos que aprender a interpretar e a compreender os sons, olfatos e imagens aleatórias que se formam diante de nós. Temos que saber que a mão e o rosto da nossa mãe não são coisas diferentes dela, mas fazem parte dela. Temos que saber o que é "a mãe", mesmo que confiemos nela por instinto. Temos que aprender a falar, usar as musculaturas do corpo, a andar e a sugar o leite em seu peito. São tantas informações ao mesmo tempo... mas conforme o tempo passa e o cérebro se adapta, achando padrões de classificar tudo que existe, vamos criando percepções que virarão realidades. As percepções são as análises e organizações de todas as sensações que nos invadiram, desde que viemos ao mundo. E percebemos que até para viver... temos que aprender. "É preciso saber viver", pois existir e vegetar até uma planta sabe, ou uma bactéria no solo de Júpiter ou na galáxia de Andrômeda. Loucura não? Loucura! Loucura é saber que tudo o que sabemos hoje começou do zero... desde quando éramos um zigoto. O resultado de uma união entre um espermatozóide masculino e um óvulo feminino de uma mulher que encontrou com um homem e que tiveram um filho; talvez um filho planejado por um casal que se casou e planejou tudo. Ou talvez resultante de uma transa casual entre dois adolescentes que usaram camisinha, mas ela rasgou. Talvez porque o rapaz ou a moça não souberam como colocar, ou talvez, porque fatalidades acontecem e logo naquela vez com aquela pessoa... a camisinha falha. Quem sabe era uma Jontex, ou uma Olla. Mas quem se importa? Foi uma fatalidade. Mas será o nascimento de alguém uma fatalidade? Para quem? Para a vida que nasceu ou para a aflição do jovem inexperiente que vai ser pai e não sabe nem fritar um ovo? E por aí ou por ali... a existência vai sendo descortinada. E o filho de um acidente de camisinha furada cresce e brinca com o filho planejado e se tornam melhores amigos. Lá na frente o filho planejado não é bem sucedido quanto o seu melhor amigo que virou um empresário e pai de família. O jogo virou não é mesmo? Mas por quanto tempo? Pois desde que o mundo é mundo... os dados estão girando e a vida se revela como uma roleta russa e como um rio calmo e sereno; para quem ela se revela assim? Não sei, ninguém sabe! Alguns fingem que sabem... enquanto outros preferem não saber. Mas há os que acham que sabem. Estes são os piores, e são a grande maioria. Ou talvez todos sejamos um pouco destes três arquétipos. Então viva... sabendo que não tens controle de nada; nem do controle remoto que de repente não funciona, pois a pilha acabou! E assim se foi a ilusão do controle, em todos os sentidos. Ele foi literalmente e figuradamente um controle remoto.
#Brisador
Imagem em:
<http://www.skopjeinfo.mk/prekrasno-video-koe-go-pokazhuva-razvojot-na-bebeto-za-vreme-na-bremenosta>
Acesso: Março, 2018.
segunda-feira, 19 de março de 2018
Realidades em Prosa & Verso
Dor, raiva e angústia se misturam com o imenso barulho de egos se confrontando e se degladiando.
Ao lado disto está a alegria, tomando café com a paz e fazendo amizade com a felicidade.
"Era de antíteses é esta era!" exclama o observador do cosmos, pasmo com dois mundos no mesmo lugar.
Mais afrente vem o melancólico, aflito, e ri alto de sua tragicomédia; os vizinhos o taxam de louco.
Uma bipolaridade o assume; mas ele constata ser melhor chorar rindo ao invés de sorrir chorando.
E assim a realidade corre nas veias dos humanos e nos mundos interiores que se entrecortam.
#Prosador
domingo, 18 de março de 2018
O Espanto
Quão densas trevas habitam no coração do ser humano. Cavernas escuras e abissais emergem do grande universo de sua alma.
Buracos negros de desejos, passagens secretas de maldade, e um pequeno beco de bondades.
"Ai meu Deus", gritou o próprio Deus, quando criou este ser. Estupefato e gélido de choque ficou o próprio Criador.
O que fazer no mundo dos homens senão sobreviver em meio aos seus caprichos e doenças?
Como viver no antro de absurdidades e ainda sorrir sem levar em conta o espanto que a humanidade é?
Deus concedeu forças aos filhos do homens... para suportarem os próprios homens.
#Prosador
Imagem em:
<https://www.google.com.br/amp/s/bencaosdiarias.com/2016/10/17/17-de-outubro-o-que-fazer-na-escuridao/amp/?source=images>.
Acesso: Mar, 2018
Assinar:
Postagens (Atom)



